top of page

O Núcleo de Improvisação é um grupo de pesquisa em dança contemporânea orientado por Zélia Monteiro, que surgiu em 2000 com a necessidade de alguns artistas em aprofundar e dar continuidade à pesquisa de linguagem iniciada com Klauss Vianna. 
 

Estuda a improvisação não apenas como procedimento para explorar e criar novas gramáticas de movimentos, mas fundamentalmente como estrutura de composição do espetáculo. Reúne artistas com experiências em diferentes linguagens: dança, teatro, música e artes visuais. Inspira-se na abordagem e pensamento de Klauss Vianna sobre o corpo e a dança e utiliza estes princípios como meio de estudar, descobrir e criar interfaces entre diferentes linguagens artísticas.

O grupo já criou mais de 10 espetáculos nestes 20 anos de existência, além de ministrar diversas oficinas pelo Brasil. Já foi contemplado em editais como Prêmio Funarte Klauss Vianna, ProAC, Prêmio Itaú Cultural e Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

SOBRE ZÉLIA MONTEIRO

Bailarina e professora desde 1977, estudou dança clássica e foi assistente de Maria Melô, aluna de Cecchetti no Scalla de Milão.

Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente, participando de seu grupo de pesquisa e criação. A partir dessa experiência intensificou seu trabalho no sistema didático e artístico criado por ele. Após sua morte mudou-se para Paris onde trabalhou com Mme. Marie Madelaine Béziers (Coordenação Motora), Mathilde Monnier, Peter Goss, Daria Faïn (Dança Contemporânea) e com Yvonne Berge (Improvisação para crianças).

 

Foi premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1987, 1992, 1998, 2010 e 2016. Em 2014 ganhou o Prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança, na categoria Melhor Solo de Improvisação e foi uma das cinco finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Dança.

bottom of page